domingo, 13 de maio de 2007

Visita do Papa: uma grande jogada!


Quando a gente estuda marketing na universidade e isso que acontece: varias das coisas que vemos rolando por ai tem tudo a ver com o tal do marketing. Passamos a enxergar estratégias e planejamento em todo e qualquer lugar. O simples fato de seu cachorro te dar as boas vindas (pulando feliz da vida, lambendo e etc.) quando você chega em casa pode ser considerado marketing, pois no fundo ele só faz isso para ser agraciado com o que você estiver comendo em sua próxima refeição. Pensam que isso não se trata de marketing? Sim, se trata, e o chamado marketing de relacionamento.

Agora vamos pensar em algo mais grandioso, que tem a intenção de afetar milhões de pessoas, de proporções mundiais. O que vocês acham da visita do Papa Bento XVI ao Brasil? Segundo as teorias de marketing propostas por Philip Kotler, cabe aqui uma analise dessa vinda do pontifíce ao nosso pais.


Antes de qualquer coisa, pra quem já estudou marketing com certeza sabe quais são os 4 P’s do marketing, chamado de mix de marketing. São eles: preço, produto, praça e promoção. E e nesse contexto que podemos analisar quais foram as estratégias e intenções da igreja católica nessa visita.

A igreja católica tem perdido muitos fieis nos últimos tempos, seja pela simples incredulidade de muitos que acabam por abandonar ou pelo fato das mortes das pessoas mais velhas e com isso a não renovação dos fieis (os jovens de hoje só querem saber de sexo, drogas e rock’n’roll).

A igreja católica notando tudo isso, elaborou um plano de marketing para angariar novos adeptos e ate mesmo trazer de volta as ovelhas desgarradas. Para isso, primeiramente ela decidiu onde esse plano poderia ser eficiente, e constatou-se que o Brasil era o lugar ideal, uma vez que este era o maior pais católico do mundo (sim, já foi um dia, não e mais!). Dentro do mix de marketing, o Brasil será chamada de praça, ou seja, o ponto de venda!

Depois disso, o mais importante: qual será o produto? Pra quem ta acompanhando tudo fica fácil de deduzir: o nosso Frei Galvão! Quer algo melhor pra atrair os fieis do que canonizar um santo brasileiro? Chega ate ser algo absurdo ele ser o primeiro genuinamente brasileiro a se tornar um santo de verdade, depois da igreja católica já ter distribuído mais de 500 canonizações.

Escolhido o produto, como será feita a divulgação, a chamada promoção? Sem divulgar, o produto não vende, lógico! Quer algo, ou melhor, alguém melhor do que o Papa Bento XVI pra divulgar a igreja? Ele seria uma espécie de Alemão (campeão do ultimo Big Brother) que anda por ai fazendo lançamento ate de fabrica de pregos e parafusos... Todos concordam que ele e um ótimo chamariz, não? Com o Papa acontece o mesmo, não há ninguém melhor do que ele pra promover um produto católico, já que ele e a autoridade máxima da igreja.

E qual será o preço a ser pago pelo produto? Alem de estarem passando a famosa caixinha pras mais de 45 mil pessoas que tão lá marcando presença durante a missa que ta rolando agora em Aparecida (que vai bancar a excursão da galera do Vaticano), um substancial aumento do dizimo pode ser esperado por todos.

E através dessa estratégia de penetração no mercado que a igreja deposita suas esperanças de conquistar de volta o Brasil. Não sou nenhum especialista em marketing, mas visto tudo isso que foi feito, fica difícil não acreditar que esse e um ótimo plano, já que foram utilizados os melhores recursos que os marketeiros tinham a disposição.

UPDATE: colaborou comigo A Francesinha

Dr. Spock

14 comentários:

Jack 14 maio, 2007 15:36  

Vendo por esse lado as coisas ficam bem mais claras.

Isso me lembrou daquela nova campanha publicitária da Sprite, com aquele slogan "as coisas como realmente são..."

Anônimo 14 maio, 2007 15:36  

Realmente a estratégia parece boa. Mas resta saber se deu certo e se a manifestação católica do fim de semana é sinceridade e fé ou só fogo de brasileiro que não se agüenta num "evento" como a visita do Papa.

(www.pollyok2.zip.net)

young vapire luke lestat 14 maio, 2007 16:03  

Yesss!!!!!!!
Temos Astronauta e agora um santo tupiniquim, não é o máximo...
!!!!!!!
Você já se perguntou porque os Papas gostam tanto de visitar o Brasil?
Ou porque o Brasil é um país tão católico?
A igreja não está preocupada com o indivíduo ou a juventude, esta apenas tentando se manter viva, através de cérebros menores.
Eu li que a visitinha do tal bento poderia pagar, a construção de 10 escolas de ensino fundamental, ou pagar a construção de um hospital.

Um cara 14 maio, 2007 16:12  

Ô LOUCO MEU!

Anônimo 14 maio, 2007 16:55  

Fala Cara...
A Igreja catolica não é antiquada ou preconceituosa...
Ela apenas tem a sua opnião formada.

O blog ta legal...

Anônimo 14 maio, 2007 17:15  

beleza cara parceria feita .

Arthurius Maximus 14 maio, 2007 17:55  

A fé é um grande mercado sem súvida. E, como todo mercado, tem que ser estimulado de vez em quando.

massacration 16 maio, 2007 11:20  

heheeeh muito foda

bm 16 maio, 2007 16:31  

Oi meu bem!
Pelo visto sua namorada é uma mulher polemica! a ideia que eu te dei foi lider em comentarios nessa coisa! vou me inspirar de novo pra colaborar com voce!( isso é se eu nao roubar a senha desse meu rival e nao deixar voce postar nunca mais..huahuahua)
beijinhos

Anônimo 17 novembro, 2009 00:47  

Mateus Souza,

É muito fácil escutar o que se diz poraí e tirar uma conclusão qualquer sobre algum fato. Eu mais que ninguém fico indignado quando acontece algo que envolva exploração dos fiéis por parte de qualquer igreja que seja! Hoje tanta igreja, mas tanta igreja, que até quando se vai na padaria ja se escuta gritaria.

Porém aqui escrevo este post, porque sou católico e amo a Igreja Católica, é na verdade a luz que ilumina este mundo. Querem me chamar de louco, chamem, querem me dizer que sou um ignorante, digam. Pois quem diz isso é porque não conhece verdadeiramente a igreja, são os que dizem que ela existe para arrecadar dinheiro.

>Pelo menos você sabe da onde que surgiu a Igreja Católica?

>Jesus, conheces? Pois pelo que vejo não o conheces verdadeiramente. pois Ele disse: Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha igreja.

Bom, imagino que isso pareça até "babuseira" para você. Mas cumpro a minha parte de buscar e dizer a verdade. Até existiu graves falhas cometidas pela Igreja Católica, porém ninguem fala sobre as maravilhas, as coisas boas parecem que passam despercebidas, isso porque quem não é cristão e católico de verdade não consegue entender de fato a missão da Igreja Católica.

Muitos criticam, mas só quem realmente deseja mudar alguma coisa age.

Muitos agem, mas só quem tem bom senso e amor no coração consegue mudar a si mesmo e fazer o que é certo.

abraços
Vinícius Ramon
viniciusrfb@yahoo.com.br

Mateus Souza 18 novembro, 2009 20:01  

@Vinícius Ramon (Anônimo do comentário anterior), Eu não critico ninguém por sua fé, afinal de ocntas, cada um acredita no que quer e no que lhe é certo e conveniente. Eu apenas não aceito tudo que me é dito que é certo. Talvez o que é bom pra vc pra mim não é e vice-versa. E, da mesma forma que eu aceito a sua fé e opinião, você também deveria fazer o mesmo. Ou vc acha q com esse discurso vai doutrinar alguém?

Bom, te digo que sei como surgiu a igreja sim: política! Assim como as datas comemorativas cristãs, como o natal e a páscoa! E eu não conheço o mesmo Jesus que vc conhece. Pra mim, Jesus foi uma das maiores personalidades que já pisaram por esse planeta. COnseguiu influenciar milhões de pessoas! Ele só perde para Maomé, pois os muçulmanos são em maior número que os católicos.

E, o fato de eu não ser católico, não significa que eu seja ateu ou nào creia e nào tenha fé em nada! É tudo uma questão de escolha, princípios e necessidade! E pra fnalizar: eu consigo entender sim a missão da igreja católica, como todas as outras igrejas! Ganhar dinheiro com a fé das pessoas! Só não enxerga quem não quer! Mas o que eu vejo é que essa fé faz bem aos fiéis, eles são felizes. Se é assim que eles se sentem bem, não sou eu quem vai dizer pra eles fazerem ao contrário!

[]'s

Anônimo 25 novembro, 2009 22:18  

Entendo o que você diz. Não é de hoje que há questionamentos, perseguições contra a igreja. O mais engraçado são os argumentos que que os "opositores" expõe, desde acusações sobre aproveitar-se do dinheiro dos fiéis, não sei porque, pois todos (ou melhor, nem todos) sabem que é investido em novos sacerdotes, em mantimentos para a igreja e em programas que atuam diretamente na sociedade, até a acusação de lavagem cerebral e outras tantas como ser contra a ciência... Ela, a Igreja Católica Apostólica Romana, ensina uma coisa que as vezes nem na escola consegue-se passar, que é aprender a refletir, a pensar... Investe em estudos, e ao contrario do que se diz, liberta nossa mente das desgraças, da inveja e de outros tantos males que assolam a humanidade...Mas é claro, isso depende de cada individuo, do seu processo de aprendizagem e cura interior, não é todo católico por exemplo que considero católico de verdade... as estatísticas mostram que mais da metade da população brasileira diz ser católico, porém é só na hora de dizer mesmo, pois na prática...hum, preciso dizer alguma coisa?

Mas o que eu digo pra ti, não tive a intenção alguma de lhe acusar de qualquer coisa que seja, só afirmo que as pessoas deveriam conhecer por um outro ângulo e não só o que se passa em alguns veículos de comunicação, isso liberta as idéias e ajuda no discernimento dos fatos...

Vinícius Ramon

BRENO 05 dezembro, 2009 12:34  

oi eu sou CATÓLICO meu nome eh BRENO soh tenho 11 ANOS mas oq eu falarei aki parecerá q eu tenho mto mas q isso.eu jah fiz primeira comunhao,e tenho mta esperiencia nessa MAIOR E MELHOR RELIGIAO DO MUNDO:A IGREJA UNA SANTA CATOLICA APOSTÓLICA ROMANA.

isso eh tudo mentira seu vagabundo!!!
o PAPA BENTO XVI eh um santo,e vc ia gostar se eu falasse da sua religiao q eh uma merda cagada q nem o lixo gosta!!!

seu cristico de merda!!!!

PAREM DE FALAR DO PAPA BENTO XVI!!!VCS VAO SE DAR MAU SE CONTINUAREM FALANDO ISSO!!!ESCUTEM OQ EU ESTOU FALANDO.O FIM,O JULGAMENTO ESTÁ PROXIMO!!!

q NOSSO SENHOR JESUS CRISTO tenha piedade de vc!!!e de VCS q galam mau do PAPA.

EU DEFENDO AMINHA RELIGIAO SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIMMMMMM!!!!!!!!!!!!!!!!!

A PAZ DE CRISTO PARA TDS VCS.

Mateus Souza 09 dezembro, 2009 21:17  

@Breno, acho que vc ficou muito impressionado depois de assistir ao filme 2012!
Abs.

Postar um comentário


Aqui o espaço é seu, diga o que quiser: elogie, xingue, fale palavrão e o caralho a 4... Sinta-se à vontade!

Mas ATENÇÃO: faça o possível para não comentar como ANÔNIMO!!!

Obs.: Se estiver a fim de falar alguma merda pra me ofender ou tentar me denegrir, pelo menos não comente como anônimo e deixe no mínimo um e-mail para contato. Aguarde, que eu te respondo.

Links Recebidos

Úlimos Leitores

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP