Ano novo, vida nova. Apesar de já estarmos quase na metade do mês de fevereiro, antes tarde do que nunca pra começar algo novo. Com certeza essa é uma frase dita por 11 entre cada 10 pessoas (ou seria por 10 entre cada 11 pessoas?) em qualquer parte do mundo. O título desse post é "Política de parceria", mas de política não tem nada, é só uma forma de chamar a atenção para o tema central do post. Quem acompanha o blog a pelo menos uma semana percebeu que tô quebrando a minha promessa (mais tarde vai rolar uma auto-flagelação por isso) de fazer os supreendetes relatos sobre o carnaval. Não se preocupem, no próximo post tem mais...
Mas voltando ao assunto das parcerias, fica aqui o registro que inicio agora sobre a política de parcerias do oloucomeu.
1. Como ela funciona?
Eu, Dr. Spock, dou uma revirada pela blogosfera de vez em quando pra encontrar blogs bacanas que creio eu sejam interessantes para se fazer parcerias, independente do número de visitantes, de ser conhecido, etc.
2. Como se tornar parceiro do oloucomeu?
Eu, Dr. Spock, envio um e-mail (personalizado!) para o blog alvo fazendo o convite para a parceria. Mas antes é claro, convido o blogueiro a fazer uma pequena análise do oloucomeu e ver se o conteúdo agrada e se o blog tem potencial para se tornar parceiro do convidado. Em alguns casos (blogs famosos), já insiro o banner do blog alvo antes de obter a resposta, mas isso já é comunicado no próprio e-mail.
3. Mas qual tipo de parceria é a melhor?
Pra mim tanto faz, seja ela com blogs famosos, quase famosos ou iniciantes. Seja através da troca de links, da troca de banners ou qualquer outra forma que venha a surgir. O importante é concretizar a parceria.
4. Porque a diferenciação "Parceiros 2008"?
A parceria 2008 faz menção aos novos parceiros do blog, que passam por uma triagem ou seleção, a fim de que se escolham somente blogs que eu ache conveniente fazer parceria com o oloucomeu. Além disso, para dar destaque aos novos parceiros do oloucomeu, sem deixar de lado, é claro, os antigos parceiros.
*obs.: Apesar dessa resposta mixuruca e que não respondeu nada com nada, a resposta da pergunta é essa daí mesmo!
5. Qual o motivo do oloucomeu estar correndo atrás de novas parcerias novamente, após um longo tempo sem desempenhar essa atividade?
As novas parcerias são para marcar o retorno do oloucomeu, que ficou esquecido por muito tempo sem nenhum motivo real, aparente ou presumido(?). Além disso, quando o oloucomeu era um blog "quase famoso", ele sempre recebia convites de parceria. Agora como ninguém mais me procura, resolvi eu mesmo correr atrás.
6. Porque não seguir o modelo das políticas de parcerias que a maioria dos blogs propõem?
Em primeiro lugar, eu não tenho acessos suficientes pra isso. Segundo, muitos blogs que eram parceiros das antigas simplesmente acabaram com a parceria sem mais nem menos, sem qualquer aviso prévio nem nada. O banner ou link parceiro simplesmente desaparecia enquanto eu continuava mantendo os mesmos no oloucomeu. Os motivos são muitos, como crescimento desenfreado, egocentrismo, entre outras causas, que são até justificáveis, como por exemplo o puro esquecimento ou até mesmo um eventual acidente de percurso. Sendo assim, prefiro criar a minha própria política, sem seguir nenhum modelo.
7. E se eu quiser convidar o oloucomeu pra fazer parceria, ele aceita o convite?
Os critérios de parceria são claros:
- o seu blog deve ter no mínimo 2 mil acessos diários;
- expor o meu banner em local visível página, que após 15 dias entrarei em contato pra dizer se aceito ou não!
- deve me render uma quantidade considerável de acessos (média de 500 por mês). Tudo isso quem vai me dizer é o Google Analitycs, que apesar de saber que não é um meio muito confiável, é o critério mais justo.
- o banner do seu blog também não deve possuir conteúdo pornográfico e nem racista, além de não poder ser animado também, já que pesa muito na hora do carregamento do blog.
- ter cadastro no Blogblogs e Technorati.
.
.
.
.
.
... É claro que isso tudo não passa de uma grande zuação! Convites para parcerias serão aceitos sem nenhuma cerimônia ou qualquer tipo de exigência, contanto que seja colocado um link ou um banner em algum local do seu blog! Basta enviar um email pra mim:
solicitando a parceria que assim que puder, responderei o seu e-mail!
Update 12/02/2008: Aproveitei esse post pra colocar na barra de navegação que fica lá no topo do blog, logo abaixo do banner do blog a aba "Parceria", que é esse post que você acaba de ler. Também criei o espaço "Links Parceiros" na segunda side bar, localizada logo abaixo do espaço "Parceiros 2008". O espaço links é destinado somente aos links que eu coloco da forma que eu achar conveniente, geralmente blogs que sempre leio e que gosto.
Dr. Spock
Leia Mais…