Blogosfera brasileira
Pra variar, já tem uma cara que não dou as caras aqui nessa budega de blog. Mas venho por um pedido: a parceira Aninha, do Arquivinho me fez um forte apelo que não pude deixar de corresponder. Durante as suas palavras, ela chegou ao ponto de se emocionar ao dizer que a participação e apoio do oloucomeu é de vital importância para a sua (a sua não, a dela!) proposta. Pois bem, quem presta atenção nesse monte de inutilidades da sidebar do blog, deve ter notado um banner preto com as letras FRCC, que significa "Fora dos Rankings Mas Com Conteúdo". Se alguém não entendeu, aqui vai uma esplanada básica.
Recentemente, um blog famoso (se não me falha a memória foi o Interney) publicou um ranking dos 150 maiores blogs brasileiros segundo o indexador blogsblog. Pra variar, muitos dos que não estavam nessa lista fizeram um grande alarde se achando merecedores de um lugar na lista. E isso é claro, infla o ego dos blogueiros que tiveram o seu site entre os mais mais. A partir daí, o negócio começou a tomar grandes proporções e algum outro blog também teve a idéia de fazer o mesmo, só que dessa vez a lista divulgada foi do indexador Technorat, esse ainda maior e o mais conhecido. É claro que esse tipo de atitude e pesquisa, gera um número monstruoso de acessos no blog que publicou a parada, já que muitos estavam aí na esperança de ver o seu nome. Mas a frustração foi grande, pois os blogs em sua grande maioria eram os mesmos da primeira lista.
Depois disso, o negócio descambou de vez. Perceberam que babar o ovo de "grandes" blogs era uma ótima forma de aparecer na "mídia" eletrônica e começaram a inventar várias coisas, como o mapa da blogosfera brasileira, garrafas de vodka, super trunfo, o outro lado do mapa da blogosfera, etc. (não vou colocar link em nada, se quiser procurem). Aí parei e pensei: o que mais faltam inventar pra puxar o saco desse povo? Pensei que poderia surgir algo como chaveirinhos ou canetas (souvenirs típicos), mas o que vi hoje foi o Blogurinhas! Sim, o nome já dá uma ótima idéia do que se trata: um álbum de figurinhas com os maiores blogs da blogosfera. E pra variar (de novo!) estavam lá os mesmos blogs de sempre em sua grande maioria. E lá vem mais visitação, pois os grandões inchados de orgulho vão lá em seus blogs e fazem aquele post de agradecimento pelo reconhecimento do seu árduo trabalho de blogar.
Mas veja bem: não estou aqui tirando o mérito desses blogs que estão em todas as listas, se estão é porque merecem e tem o seu público cativo que gosta. Não é que nem o meu blog porco que não entra quase ninguém e não aparece em nenhuma dessas listas. E tem mais: apesar dessa minha crítica aos criadores dos souvenirs, considero-os de uma inteligência admirável, pois souberam extrair no momento certo a arma certa para crescer! Funciona mais ou menos como o mercado: quem sabe aproveitar as oportunidades fica por cima!
Se eu tivesse a manha de utilizar os infinitos recursos que o corel draw e o photoshop oferecem e principalmente tempo livre, eu iria aproveitar o gancho e criar a minha própria coleção: camisinhas personalizadas da blogosfera brasileira! E não venham torcer o nariz dizendo que é apelativo. Os times de futebol brasileiro não tem as suas camisinhas? Por que os blogs não podem ter? Fica aí a idéia pra algum desocupado e habilidoso no corel draw ou photoshop aproveitar! Só peço que entre a do oloucomeu, hein! Não sou muito chegado a puxasaquismos, mas uma vez ou outra até que faz bem, neh...
Com certeza alguém deve estar pensando: "a inveja mata!". Odeio causar desilusão, mas estou apenas emitindo a minha modesta opinião. Gosto mesmo de fazer alarde, gosto de ver o circo pegando fogo! Se me xingarem, ótimo, pois é fruto do trabalho. Sim, isso também não passa de uma tática para atrair visitantes. Os blogs podem ser comparados às empresas. Qual é o maior propósito de uma empresa? O lucro! E o de um blog/blogueiro? Visitas. Eu já disse uma vez aqui e repito: qual a razão de você escrever aquele texto maravilhoso, considerado por você uma obra prima se ninguém vai ler? Deixa de demagogia dizendo que escreve por prazer e que não dá a mínima para número de acessos! Sim, eu escrevo por prazer, mas eu quero ter alguém pra ler o que eu escrevo! E estou em busca de acessos!
A blogosfera brasileira está abarrotada de excelentes blogs que não são nada conhecidos. Faço questão de citar alguns exmplos de blogs que gosto e frequento e que não tem a atenção que merecem desse "seleto" grupo que já se considera a elite blogueira, apesar de ter certeza de eles terem um considerável número de visitas. Com certeza deixariam muitos desse no chinelo: Meu Veneno, Championship Vynil, Buldozer, Abobra Diário, Pimenta nos Olhos, Leis de Murphy, entre muitos outros que devia ter sido citado aqui. Só não o fiz pois ficaria aqui o dia todo por conta disso.
Obs.: depois da Cicarelli de Ipatinga, o oloucomeu nunca mais foi o mesmo. O "bum" gerado pela moça do Vale do Aço foram apenas os meus 15 minutos de fama. E o tombo foi grande...
Dr. Spock
2 comentários:
Cara... apesar de toda essa babação de ovos da "elite" blogueira, eu vejo algo bom nisso. Vai ter muito blogueiro com vontade de participar disso, então podemos esperar uma melhora de qualidade aí.
muito bom o texto eu ja estou fazendo parte . valeu .atualiza meu banner
beijos miguxo .
Postar um comentário