quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O Jornal da Globo e a mensagem subliminar sobre os blogueiros

Atenção: a matéria sobre blogs no Jornal da Globo foi sobre blogueiros profissionais. A minha análise sai totalmente do foco central, pois abordo um foco que considero ter ficado meio que subliminar na reportagem.

É impressão minha ou o Jornal da Globo do dia 08/12/2008 quis mostrar uma imagem estereotipada dos blogueiros? Afinal de contas, a matéria mostrou um sujeito que se comportou como um animal selvagem: não olhou para a câmera em momento algum, mal falou duas palavras e sequer deu atenção para o que estava acontecendo ao seu redor, pois estava usando fones de ouvido o tempo todo e não conseguia desgrudar os olhos dos dois monitores. Sem contar as características visuais do sujeito: gordo, de cabelo espetado, camiseta colorida de emo. Visual moderninho é o cacete, pra mim isso é visual "boiolinho".

Bem, veja o vídeo:



Outra coisa estranha foram aqueles depoimentos, totalmente nerds. Um se destacou por ser ridículo, na minha opinião: "Descobri que os nerds não estão mais à margem da sociedade.", disse um "blogueiro". As pessoas descobriram que os nerds servem pra alguma coisa.

A impressão que fica, pelo menos pra mim, é que a imagem que passaram de um blogueiro é de um cara anti social (beirando o autismo), que tem sérias dificuldades em se relacionar com outras pessoas e que não tem a manha pra pegar mulher! Vai dizer que alguém já pegou mulher por causa do blog?

Mas também o negócio não é de todo ruim: mostraram o Edney que hoje ganha a vida com blogs (querendo ou não, o cara teve uma sacada genial) e a Fernanda Pineda, que consegue tirar uma graninha pra cair na night e curtir. Definitivamente, ela não se encaixa no estereótipo do nerd extremo e nem deve ter dificuldades em pegar alguém, afinal de contas, ela é gatinha demais e aparentemente sociável.

Muita gente pode até torcer o nariz pra isso tudo que eu falei (gordos, emos, nerds declarados, e autistas) mas a questão toda é que me revolta essa estereotipação absurda. Ser taxado de nerd e anti social só porque mantenho um blog na internet onde a maioria das coisas que escrevo é besteira e putaria?

E, como gosto de dar pitaco em tudo: se eu tiver oportunidade de ganhar dinheiro com essa budega, ficarei contente. Se não puder, continuarei mantendo o buteco assim mesmo como um passatempo. Afinal de contas, receber emails como esses não tem preço!

Quem sabe um manual de "Como não ser um blogueiro nerd" cairia bem nessa história?

Obs.: Gostou desse post? Então, talvez queira assinar o RSS Feed do Oloucomeu!


Sr. Spock

18 comentários:

Anônimo 11 dezembro, 2008 02:52  

hahaha obrigada pelo gatinha! 8)

Mas é. Essa matéria ficou meio fechada e passou uma série de pré-conceitos chatos, principalmente para os meninos. Eu não me senti atingida pois estava em outro ambiente, outro papo, outra coisa, sei lá.

E você disse e-xa-ta-men-te o que eu penso: "E, como gosto de dar pitaco em tudo: se eu tiver oportunidade de ganhar dinheiro com essa budega, ficarei contente. Se não puder, continuarei mantendo o buteco assim mesmo como um passatempo." ;)

Anônimo 11 dezembro, 2008 03:45  

Interessante a sua visão. A entrevista mostrou um lado muito estereotipado dos blogs e sempre com aquela (chata) relação com os nerds.

Sempre batendo nessa tecla chata. O pior é que passa para os 160 milhões que não acessam a internet que os blogueiros são desse jeito.

Malcan 11 dezembro, 2008 09:54  

Cara, me diz uma coisa que a globo não mostra com estereótipos? Tudo é motivo pra ela grudar e mostrar a parte exótica e feia da coisa. É assim com rockeiro, com otaku, com rpgista, e agora com os blogueiros.
As organizações Globo me dão nojo....

Anônimo 11 dezembro, 2008 14:45  

Pior do que o estereótipo mostrado nessa matéria, que foi ao ar no começo da madrugada, é o que a novela vai fazer com o uso de blogs e blogueiros.
Essa sim vai atochar a internet de gente que não consegue nem escrever direito por ser moda.

Anônimo 11 dezembro, 2008 21:46  

Cara, pra mim a Globo queria dizer que em tempo de crises basta criar um blog que todos os seus problemas se acabam.

Quanto ao Estereotipos, eles variaram em 3 classes a do Nerd, do empresário e a dos descolados.

Certamente nenhum dos meus leitores sabem como sou na verdade, nem mesmo sei se eles imaginam como eu sou. E não acho que faz muita diferença pensarem que sou Nerd, empresário, descolado ou vagabundo.
Os meus amigos sabem quem sou e o que faço.

Agora, aquele gordo hein? Ir em cadeia nacional pagar um mico daqueles e nem sequer dizer o nome do blog...

Anônimo 12 dezembro, 2008 13:06  

Eu já vi de outro jeito.

Pra mim a matéria falou que existem estes tipos de blogueiros mas não quis dizer que todos os blogueiros "profissionais" são assim.

Você tem que entender para qual público o matéria foi feita, antes de eu começar o meu blog a minha mãe (69 anos) não tinha a mínima idéia do que era isso, hoje ela já esta mais aberta e começou a visitar alguns.

Também não acho que a matéria "esteriotipou" (nem sei se existe essa palavra) os blogueiros mas dizer que não existe nerds neste meio é mentir pois eles existem, assim como existem políticos ladrões e etc.

No final cada um vai ver da sua maneira, uns de uma maneira positiva outros negativa.

Abraço.

Johnny 12 dezembro, 2008 19:39  

Mas é CLARO que eu já peguei mulher por causa de blog. Mas não durou muito. Ela me mandou voltar pra trás do monitor, onde eu era mais interessante. Depois disso eu fiquei mais comportado.

Nilson 13 dezembro, 2008 11:18  

Horrível a matéria!
Totalmente tendenciosa...

Dani Uzeda 15 dezembro, 2008 13:44  

nerd é a mae! hahaha.

Eu particularmente queria ter mais tempo de escrever, e tenho a vida super corrida, mas sempre dou um jeito de arrumar tempo pra postar. eu sou jornalista, mas acabei montando um negocio em outra área e o blog é meu prazer pessoal.

Td bem q tem muuuuito nerd por aqui, muito blog porcaria.

mas o jornalismo hj em dia anda cada vez pior. Nego nao se interessa em apurar o assunto direito e esqueve "N'importe quoi". nao importa o q.

Pior sao os que leem e ficam com a informacao errada, ne?

Bjuuuu

Anônimo 16 dezembro, 2008 02:16  

Acho que a globo não quis formar nenhum esteriótipo do blogueiro brasileiro. Pois ela mostra o gordinho anti social, que com certeza deve ter um blog de jogo de video game. E mostra o outro lado, da galera social que consegue ganhar dinheiro através do blog.
Seria esteriotipado, se mostrasse somente um lado.

Unknown 16 dezembro, 2008 17:28  

...total concordância com o hdebarbamalfeita.E,é fato,existem todos esses perfis mesmo,o q não é algo ruim,pelo contrário,contribui c a diversidade dos blogs.

Anônimo 16 dezembro, 2008 21:04  

@Hdebarbaalfeita, concordo com a sua observação, mas eu escrevi sobre o nerd pois pra mim é o que ficou marcado! É claro que não existem apenas nerds no meio, a questão é que você que é blogueiro sabe, eu que tb sou blogueiro sei, mas quem não está a par desse universo, querendo ou não, fica com essa imagem.

@Raphaela, tb concordo com você, a diversidade de blogueiros é interessante, por isso também temos uma diversidade de assuntos tão grande nesse meio!

Abraços

Anônimo 20 dezembro, 2008 22:24  

Ah, a globo sempre acha uma maneira de bater na internet, isso é óbvio, está em toda a programação faz tempo, só a muito custo eles foram se integrado, mas continuam querendo manter o domínio com o globo.com. A razão é simples a internet ameaça o monopólio audivisual dela de uma série de maneiras.

Anônimo 21 dezembro, 2008 19:11  

Por isso que eu ODEIO a Globo.
Ela sempre encontra uma maneira de atacar a internet.Não quero nem ver aquela novela que mostra uma "blogueira"!

Anônimo 22 dezembro, 2008 16:35  

Que escroto... tendencioso... tipo da Globo mermo...

Meu amigo jáa caiu numa dessa, filmaram ele na lan-house e o entrevistaram fazendo perguntas sobre games. Na hora que o jornal começou eles mostraram a reportagem toda modificada como se o meu amigo fosse um nerd fanatico por games...

Infelizmente a imprensa de hoje é assim, Jornalistas fazem uma reportagem falando da internet.
Porque entao nós nao fazemos uma postagem falando dos jornalistas ?
Precisamos contra-atacar ! Nossa arma também é muito poderosa !
Afinal todos sabem que a Globo nao tem a credibilidade pois foge da linha do bom senso.

Ps: To conhecendo o seu blog hoje e adorei !!!
Entrarei todos os dias e comentarei !
Que tal uma parceria ?
O meu blog é www.desconcertando.flopis.com

Unknown 22 dezembro, 2008 20:02  

Concordo bastante com o que vc diz, criticando a forma como o Jornal da globo mostrou os blogueiros. Acaba agredindo a capacidade dos que que vivem nessa "esfera".

Somos pessoas normais que escolhemos escrever nossos pensamentos, e por que nao, algumas bobagens que tornam nossa vida mais interessante só pra variar de vez em quando.

Me considero nerd e nem por isso sou anti-social, isolado ou alienado do mundo.

Manda Bala aí rapaz, gostei da crítica!.. Abs!

Unknown 22 dezembro, 2008 20:04  

Concordo bastante com o que vc diz, criticando a forma como o Jornal da globo mostrou os blogueiros. Acaba agredindo a capacidade dos que que vivem nessa "esfera".

Somos pessoas normais que escolhemos escrever nossos pensamentos, e por que nao, algumas bobagens que tornam nossa vida mais interessante só pra variar de vez em quando.

Me considero nerd e nem por isso sou anti-social, isolado ou alienado do mundo.

Manda Bala aí rapaz, gostei da crítica!.. Abs!

Anônimo 24 dezembro, 2008 00:21  

Continuando o meu raciocino:
Hoje em dia, todos que tem um blog ou simplesmente acompanham as novidades tecnologicas são chamados de nerds.
Eu sooofro no msn, hasusahusa!
Um dia, só porque eu já tenho o Msn 9, me chamaram de nerd e viciado.
Por que ?
Porque o mundo ainda tem essa ideia...

Ps: Pus um link desse post no meu blog, INCRIVEL ! PARABÉNS !

www.desconcertando.flopis.com

Postar um comentário


Aqui o espaço é seu, diga o que quiser: elogie, xingue, fale palavrão e o caralho a 4... Sinta-se à vontade!

Mas ATENÇÃO: faça o possível para não comentar como ANÔNIMO!!!

Obs.: Se estiver a fim de falar alguma merda pra me ofender ou tentar me denegrir, pelo menos não comente como anônimo e deixe no mínimo um e-mail para contato. Aguarde, que eu te respondo.

Links Recebidos

Úlimos Leitores

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP