quarta-feira, 9 de abril de 2008

Aquecimento global aumentará preço da cerveja

O planeta Terra pede socorro. Nunca se falou tanto em efeito estufa e aquecimento global. E como definiu Al Gore, isso é "uma verdade inconveniente", título de um documentário fantástico (o elogio não faz nenhuma alusão ao programa global) de sua autoria que, se não estou errado, já está concorrendo a diversos prêmios dados ao cinema em todo o mundo.

Nunca a imprensa mundial noticiou tanto sobre o fato. Todo santo dia uma calota polar do tamanho do estado de Alagoas (as vezes do tamanho de Sergipe) se solta do "continente gelado" (Pólo Norte), causando grande temor e aumentando a ameaça de um novo juízo final. Alguém já viu a ficção produzida por Hollywood chamada "O Dia Depois de Amanhã"? No filme, o mundo é assolado por uma onda de desastres naturais, entre eles o derretimento das calotas polares, deixando os continentes alagados, condenando toda a humanidade. Essa dita ficção pode se tornar realidade se algo não for feito. Sim, algo está sendo feito, até que enfim! Mas ainda não existe um rígido controle sobre isso. O crédito de carbono está aí pra isso. E quem faz a sua parte não poluindo, pode até ganhar dinheiro. Todos os dias vemos campanhas tentando nos conscientizar sobre esse grave problema, mas você já fez alguma coisa para ajudar a preservar o seu planeta? Eu estou com a minha consciência tranquila. Mesmo que indiretamente, estou envolvido em um trabalho ambiental que contribui, mesmo que de uma forma mínima, para sujar menos o nosso planeta.

Mas ainda assim, nos deparamos com a ignorância e descaso da maioria das pessoas. Aqueles brasileiros que pensam que Deus é nosso conterrâneo e que não temos desastres naturais, estão redondamente enganados! Basta puxar pela memória qual foi a última notícia que você leu, viu ou ouviu sobre enchentes, alagamentos e outros do gênero. São desastres naturais decorrentes do aquecimento global. Provavelmente você não irá se lembrar, já que esse tipo de notícia já se tornou corriqueira, é algo que ouvimos falar todos os dias. Eu confesso que não me lembro da última notícia que vi sobre enchentes...
[Por falar em desastres naturais, há tempos não tenho notícias de um terremoto no Japão!]

Mas chegou a hora de nós, brasileiros, darmos um basta nesta situação de inércia e começarmos a nos movimentar para ajudar a salvar o mundo! E pra isso, como um grande incentivo para essa luta, se deparem com a manchete abaixo:

Aquecimento Global Aumentará o Preço da Cerveja


Para a ler a matéria completa, clique na manchete acima ou então clique aqui. Mas, de qualquer maneira, segue a matéria completa abaixo:

O preço da cerveja aumentará nas próximas décadas porque a mudança climática prejudicará a produção de cevada, ingrediente essencial dessa bebida, segundo um estudo de um cientista da Nova Zelândia.

Jim Salinger, especialista meio ambiental do Instituto de Água e Pesquisa Meteorológica neozelandês, assinala no relatório divulgado nesta terça-feira que o aquecimento global destruirá grande parte dos cultivos do citado cereal na Oceania.

As áreas secas da Austrália e Nova Zelândia receberão cada vez menos precipitações, por isso nelas se semeará menos cevada.

Salinger, que centrou sua investigação na Oceania, disse que essa circunstância levará a uma redução drástica da produção de cerveja nos próximos 30 anos.

"Nesse caso, os pubs terão de deixar de servir cerveja ou ela será muito mais cara", explicou o cientista, que especulou que a situação obrigará a indústria a buscar formas alternativas de obter a bebida.

A cevada é um dos ingredientes base da cerveja junto à água e ao lúpulo, responsável por seu sabor amargo após o processo de fermentação. (Fonte: Folha Online)

Eu sinceramente não sei se existe algum argumento melhor para convencer o brasileiro a fazer algo do que dizer que o seu bolso vai ser afetado. Sobretudo quando também isso irá afetar a cerveja nossa de cada dia! Ou seja, temos aqui dois motivos mais do que suficientes para entrar de cabeça em uma luta como essa!

Não sou de ficar fazendo ondas para iniciar campanhas e mobilizar blogs a aderirem a campanhas na blogosfera e na internet, ainda mais que o Oloucomeu não tem força e muito menos acessos para conseguir voz ativa. Mas digo que a idéia é interessante no que diz respeito aos brasileiros. Eu como brasileiro, me senti afetado, mesmo que a projeção feita pelo estudo seja de longo prazo. Quero chegar aos 50 anos de idade tomando cerveja como faço sempre e o mais importante, podendo pagar por ela.

Estou enviando alguns e-mails para os parceiros. Quem quiser e achar legal, passe a bola pra frente. Pode ser na forma de um meme, sei lá. "O que você pode fazer para evitar o aquecimento global?". Tenho certeza que idéias não vão faltar. Se alguém tiver tempo livre, que crie um banner. Não vou ser hipócrita e negar que alguns acessos a mais e maior visibilidade não fazem mal a ninguém! Não passa de uma massagem no ego!

Dr. Spock

2 comentários:

Anônimo 10 abril, 2008 21:00  

Isso não pode acontecer
Aumentar o preço da breja por causa do aquecimento global?
Ah não isso não
Seria o maior desastre ecológico

Leandro (Kibando& Andando) 12 abril, 2008 03:17  

Opa, e aí tudo certo ?

Muito obrigado pelas palavras cara, realmente ficou muito legal a reportagem do Estadão. Vou continuar levantando essa bandeira, contra o plágio, a cópia descarada, a apropriação indevida de imagens, etc.

Não sabia que tinha saído no Yahoo, valeu pelo aviso !
Grande abraço!

Postar um comentário


Aqui o espaço é seu, diga o que quiser: elogie, xingue, fale palavrão e o caralho a 4... Sinta-se à vontade!

Mas ATENÇÃO: faça o possível para não comentar como ANÔNIMO!!!

Obs.: Se estiver a fim de falar alguma merda pra me ofender ou tentar me denegrir, pelo menos não comente como anônimo e deixe no mínimo um e-mail para contato. Aguarde, que eu te respondo.

Links Recebidos

Úlimos Leitores

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP