quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O "jeitinho brasileiro" e o contexto histórico da colonização

A situação política do nosso país anda crítica. Todo dia um escândalo novo é noticiado em tudo quanto é tipo de mídia que se possa imaginar, até nos classificados aqui da minha cidade, colocaram uma simpatia pra mandar alma de senador corrupto pro inferno. E o que mais complica a situação, é que o povo brasileiro tem memória curta e não se importa com o que realmente deve se importar. Por exemplo, protestam quando o seu time de futebol vai mal no campeonato, até ameaçam os jogadores. E quando se trata de política, não sabem nem por onde passa.

Eu mesmo sou um que tenho memória meio curta já que nunca fui de me ligar muito em política. Mas de uns tempos pra cá, até a TV Senado tenho assistido. E eu digo uma coisa: vale à pena assistir o que rola no canal supracitado. Dá pra ficar por dentro de várias coisas que se passam no país, como por exemplo alguns projetos interessantes, que não fazemos a menor idéia. Só pra constar, virei fã do Suplicy! E não foi por conta do cartão vermelho que ele deu ao Sarney, mas sim por suas idéias geniais para o país, como pela sua inteligência e bom senso. Um outra hora dou exemplo de uma de suas idéias "mirabolantes".

Visto essa breve introdução, vou expor agora a minha idéia: alguém sabe como foi a colonização brasileira? Acho que a resposta é fácil, né. Portugal chegou aqui no ano de 1500, viu que o lugar era bacana, um monte de índio que andava pelado e resolveu mandar um monte de gente pra cá. E ponto final. Pra um resumo, até que fica "entendível".

Não sei se ficou claro, mas a minha intenção com esse post é mostrar de onde vem esse maldito "jeitinho brasileiro" que muita gente elogia e diz que é só o povo daqui que tem essa habilidade pra sair de determinadas situações. Isso também pode explicar toda essa corrupção na política: a nossa maldita origem. Voltando à colonização do nosso país, na época, também estava rolando a colonização da América Espanhola. E os espanhóis já estavam de olho no Brasil e deram um ultimato a Portugal. Caso o Brasil não fosse povoado, eles iriam invadir as terras tupiniquins. A solução imediata encontrada pela coroa portuguesa foi mandar pro Brasil o grande número de bandidos e prostitutas que estavam ocupando muito espaço por lá.

Veja bem o que eu disse! Vieram para o Brasil estupradores, assassinos, ladrões, psicopatas, estelionatários, prostitutas, mendigos, indigentes e dentre outros adjetivos pra gente da mais baixa estirpe. Historicamente, fomos colonizados por pessoas de má índule em sua maioria. E esse tipo de coisa é trasmitido de pai para filho, tanto geneticamente como na educação das pessoas.

É claro que a nossa população foi constituída de povos de todo o mundo como italianos, alemães, japoneses, africanos, dentre outros. Mas isso não ameniza a situação! Foram se misturando com os malditos portugueses que pra cá vieram, não pode dar em coisa boa mesmo! Pense em você agora! Vai dizer que nunca teve uma daquelas atitudes onde prevaleceu o "jeitinho brasileiro" e você quis levar vantagem em alguma coisa ou sobre alguém. Eu mesmo admito que já fiz isso algumas vezes, mas com o tempo você vai aprendendo. Vivi essa diferença cultural na pele. Durante a minha estadia nos EUA, pude ver isso claramente. Como exemplo, lá as pessoas são pontuais. Se uma confraternização tá marcada pra começar as 18 horas, ela começa as 18 horas. Não adianta você pensar em chegar um pouco atrasado (cerca de uma hora) que ninguém vai se importar, já que por aqui atrasar apenas uma hora não é normal (aqui atrasamos 2 horas, 3 horas, etc). No meu caso nos EUA, a confraternização já tinha acabado e eu perdi a boca livre.

A história explica tudo. Assisti a uma reportagem dias atrás no Jornal Hoje da Globo sobre Penedo, uma cidade histórica de Alagoas, que mostra claramente como esse jeitinho brasileiro já figurava por aqui já na época dos escravos. Pra facilitar, o trecho que mostra isso está a 2 minutos e 2 segundos do vídeo abaixo.



Acho que ficou claro, né. Não adianta nos orgulharmos da nossa habilidade que só nós brasileiros temos e que está sendo muito bem utilizada pelos políticos do nosso país. Você tem idéia do tanto de dinheiro que o Brasil arrecada com os impostos que pagamos? Acho que nunca é demais falar que temos uma das maiores cargas tributárias do mundo, que quando o pobre tá morrendo não consegue ser atendido num hospital público por falta de estrutura básica e morre. Ou que o muleque não tem uma escola pra estudar, pois ela não foi construída. Quando tiver com seus 12, 13 anos, o menino já será um projeto de bandido. É claro que a questão é bem mais complexa do que o que citei agora. Isso é só uma pequena amostra. Mas nos econtramos nessa situação calamitosa, de dinheiro público caindo em contas de políticos de forma indevida, nepotismo, farras de passagens aéreas, dentre muitas outras coisas, simplesmente por conta dessa maldita colonização portuguesa.

Gostou desse artigo? Então, que tal assinar o feed do Oloucomeu?

E, siga-me no twitter!

Dr. Spock

0 comentários:

Postar um comentário


Aqui o espaço é seu, diga o que quiser: elogie, xingue, fale palavrão e o caralho a 4... Sinta-se à vontade!

Mas ATENÇÃO: faça o possível para não comentar como ANÔNIMO!!!

Obs.: Se estiver a fim de falar alguma merda pra me ofender ou tentar me denegrir, pelo menos não comente como anônimo e deixe no mínimo um e-mail para contato. Aguarde, que eu te respondo.

Links Recebidos

Úlimos Leitores

  © Blogger template 'Perfection' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP